O sistema reprodutor masculino é composto pelos testículos, epidídimo, ductos deferentes, vesícula seminal, próstata uretra e pênis.
Testículos
Nos testículos ocorre a produção de espermatozóides e também a produção de testosterona (hormônio sexual masculino).
Epidídimo
É no ducto epidídimo que ocorre a maturação dos espermatozóides, além disso, este ducto também armazena os espermatozóides e os conduzem ao ducto deferente através de movimentos peristálticos (contração muscular).
Ductos deferentes
Os ductos deferentes têm a função armazenar os espermatozóides e de transporta-los em direção à uretra, além disso, ela ainda é responsável por reabsorver aqueles espermatozóides que não foram expelidos.
Vesícula Seminal
As vesículas seminais são glândulas responsáveis por secretar um fluído que tem a função de neutralizar a acidez da uretra masculina e da vagina, para que, desta forma, os espermatozóides não sejam neutralizados.
Próstata
A próstata é uma glândula masculina de tamanho similar a uma bola de golfe. É através da próstata que é secretado um líquido leitoso que possui aproximadamente 25% de sêmen.
Pênis
É através do pênis (uretra) que o sêmen é expelido. Além de servir de canal para ejaculação, é através deste órgão que a urina também é expelida.
Uretra
Canal condutor que, no aspecto da reprodução, possui a função de conduzir e espelir o esperma durante o processo de ejaculação.
Sistema Reprodutor Feminino
O Sistema Reprodutor Feminino ou Aparelho Reprodutor Feminino é o sistema responsável pela reprodução humana.
Ele cumpre diversos papéis importantes:
- produz os gametas femininos (óvulos);
- fornece um local apropriado para a ocorrência da fecundação;
- permite a implantação de embrião;
- oferece ao embrião condições para seu desenvolvimento;
- executa atividade motora suficiente para expelir o novo ser quando ele completa sua formação.
O sistema reprodutor feminino é composto pelos ovários, tubas uterinas, útero, vulva, e vagina.
Ovários
Os ovários são dois órgãos de forma oval que medem de 3 a 4 cm de comprimento. Neles são produzidas as células sexuais femininas, os óvulos.
Assim, durante a fase fértil da mulher, aproximadamente uma vez por mês, um dos ovários lança um óvulo na tuba uterina: é a chamada ovulação.
Tubas Uterinas
Tubas uterinas são dois tubos, com aproximadamente 10 cm de comprimento, que unem os ovários ao útero. A partir disso, o óvulo amadurecido sai do ovário e penetra na tuba.
Se o óvulo for fecundado por um espermatozoide, forma-se uma célula-ovo ou zigoto, que se encaminha para o útero, local onde se fixa e desenvolve, originando um novo ser.
Útero
O útero é um órgão muscular oco de grande elasticidade, do tamanho e forma semelhante a uma pera. Na gravidez ele se expande, acomodando o embrião que se desenvolve até o nascimento. A mucosa uterina é chamada de endométrio.
Vulva
A vulva consiste em duas pregas carnudas de pele: a mais externa e grossa são os grandes lábios e a mais interna e delicada os pequenos lábios. Normalmente estão unidos de forma a proteger a abertura vaginal mas se forem afastados revelam os restantes órgãos sexuais externos da mulher.
Numa mulher que nunca tenha tido relações sexuais, uma fina membrana, o hímen, rodeia a abertura da vagina, tornando-a ainda menor. É muito raro que o hímen bloqueie totalmente a vagina mas se tal acontecer é necessária a realização de uma pequena cirurgia.
Logo acima da abertura vaginal, num pequeno montículo carnudo, localiza-se a abertura da uretra, ainda rodeada pelos pequenos lábios.
Do lado oposto da abertura vaginal encontram-se as aberturas das glândulas de Bartholin, que produzem um fluido lubrificante da vagina durante o acto sexual.
O clitóris é, para todos os efeitos, um pequeno pénis. Apresenta a mesma estrutura básica com 3 tubos de tecido esponjoso ao longo do seu comprimento e, quando a mulher é estimulada sexualmente, também fica erecto. É extremamente sensível ao toque devido ao grande número de terminaçőes nervosas, tal como a glande do pénis do homem.
Vagina
A vagina é um canal que faz a comunicação do útero com o meio excretor. Suas paredes são franjadas e com glândulas secretoras de muco.
Menstruação
A menstruação representa o início da vida fértil de uma mulher, isto é, o período em que a mulher atinge sua maturidade e já pode engravidar.
Corresponde, portanto, à eliminação pelo corpo feminino do material resultante da descamação da mucosa uterina e do sangue resultante do rompimento dos vasos sanguíneos. Ela ocorre quando não há fecundação do óvulo.
Ciclo menstrual
O ciclo menstrual é o período entre o início de uma menstruação e outra. Esse período dura, em média, 28 dias, mas pode ser mais curto ou mais longo.
A primeira menstruação chama-se “menarca” e na maioria das vezes, ocorre entre os 12 e os 13 anos. Por volta dos 50 anos, fase é chamada de "menopausa", o óvulos se esgotam e cessam as menstruações e a fertilidade da mulher.